Os 4 R's

  Os 4 R's

 

         A intervenção de todos nós é essencial na aplicação da politica dos 4 R's (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reparar) pois a redução do consumo de energia, de matérias - primas e recursos naturais é significativa.

 

 

Reduzir - a redução deve ser adoptada por cada um de nós e pode vir a assumir um grande significado no balanço global. Sendo assim, o primeiro passo é reduzir os resíduos produzidos, ou seja, controlar o peso e o volume dos resíduos, evitar consumos supérfluos e desperdícios como o uso excessivo de água, luz e gás.

As indústrias, por exemplo, podiam desempenhar um papel importante na redução através da adopção de novos processos e tecnologias menos poluentes sem danificar a qualidade do produto.

 

 

Reutilizar - a reutilização consiste em utilizar um produto mais do que uma vez para o mesmo fim, evitando assim o seu lançamento ao balde do lixo. Este processo permite minimizar a poluição.

 

 

Reciclar - a reciclagem é um processo que permite transformar materiais já utilizados noutros para nova utilização. Para que os materiais possam ser reciclados é necessário proceder a sua deposição no respectivo ecoponto. Os materiais mais comuns no processo de reciclagem são o vidro, o papel/cartão e o plástico/metal.



Reparar - A reparação é um processo que consiste na recuperação de certos materiais, que ainda estejam em mínimas condições para serem trabalhados e posteriormente utilizados, como os móveis.